Show de Músicas Mediúnicas

SHOW DE MÚSICAS MEDIÚNICAS COMEMORA 35 ANOS DE FUNDAÇÃO DO TELMA

5º Show de Músicas Mediúnicas “Pra Quem Tem Ouvidos de Ouvir”

INFORMAÇÕES
Local: Teatro Espírita Leopoldo Machado (Telma)
Data do Show: 27/10/2019
Horário: 20 horas
Rua da Boa Viagem, 8, Boa Viagem, Salvador – BA (Próximo ao Forte do Monte Serrat)
Ingressos: R$ 50,00
(Vendas antecipadas no local às Segundas e Quintas, das 20 às 21h, e aos Domingos, das 09 às 10h)

O Teatro Espírita Leopoldo Machado (Telma) foi fundado, em 1984, por Carlos Bernardo Loureiro, Lúcia Loureiro e alguns outros companheiros espíritas, e está comemorando 35 anos de sua fundação, trazendo para o público o 5º Show de Músicas Mediúnicas.

O Telma já promoveu quatro shows de músicas mediúnicas, em Salvador, com o título “Pra Quem Tem Ouvidos de Ouvir”, sendo gravado, em coletânea, um CD com algumas das músicas apresentadas. Esses shows tiveram a direção geral de Milton Gaúcho, com o auxílio de Lúcia Loureiro e Carlos Bernardo, e a direção musical e artística do músico e professor da Graduação de Música Popular, da Universidade Federal da Bahia, Ivan Bastos. Esses espetáculos contaram com a participação de importantes nomes da música baiana.

A arte espírita guarda um comprometimento com a doutrina espírita e com seus postulados, e as composições que são recebidas pelos médiuns possuem como temas situações vivenciadas pelos Espíritos, na Terra e no além, procurando demonstrar as repercussões das ações da vida terrena na vida espiritual, o despertar para realidade da vida após a morte, entre outros. Essas composições nos mostram as peculiaridades de cada Espírito, ao transmitirem suas músicas com seus estilos próprios, suas frases melódicas típicas e seus trejeitos mais recorrentes quando estavam encarnados, para buscar uma identificação por parte do ouvinte e dos especialistas.

Um dos grandes médiuns que participaram dos Shows de Músicas Mediúnicas “Pra Quem Tem Ouvidos de Ouvir”, com composições recebidas do além, foi Jorge Rizzini. Segundo matéria e entrevista no blog Manancial de Luz, Rizzini foi um grande médium musical brasileiro, que recebeu composições de muitos Espíritos, famosos em vida:

“Ainda aqui no Brasil, nós tivemos um grande médium musical. Trata-se de Jorge Toledo Rizzini. Ele recebeu dos Espíritos de compositores famosos, inúmeras músicas inéditas, que serviram para a publicação dos discos: Compositores do Além, volumes 1, 2 e 3; Marchas Mediúnicas; e Músicas do Além. Os Espíritos que lhe transmitiram essas músicas foram: Lamartine Babo, Ataulfo Alves, Ary Barroso, Francisco Alves, Noel Rosa, Verdi, Puccini, Carlos Gardel, Duke Ellington, John Philip Souza, dentre outros. Essas músicas, com o estilo próprio de cada compositor, foram gravadas por cantores famosos da época, que reconheceram e prestaram depoimentos sobre o estilo de cada compositor.
Além disso, esse médium realizou os famosos Festivais de Música Mediúnica, que agitaram a sociedade brasileira, inclusive no Teatro Municipal de São Paulo.
Quando perguntado sobre a sua formação musical, Jorge Rizzini respondia: nunca estudei música. Não toco nenhum instrumento, nem de ouvido. E o pior: não canto de modo afinado.’”

Esse fenômeno acontece em várias partes do mundo como, por exemplo, na Inglaterra, onde a médium Rosemary Brown recebeu composições de grandes compositores eruditos, como Chopin, Liszt, Beethoven e outros.
No Brasil, além de Rizzini, especialmente na Bahia, temos Terezinha Menezes Café, Mayave Pereira Valença, Sônia Petersen e Neusa Petersen.
Jorge Rizzini, Martha Galego Tomaz e Neusa Cohen, médiuns paulistas, e os já citados médiuns baianos, receberam as composições que fazem parte do 5º Show de Músicas Mediúnicas “Pra quem tem Ouvidos de Ouvir”.

O 5º Show de Músicas Mediúnicas “Pra Quem Tem Ouvidos de Ouvir” contará com a participação dos cantores e cantoras Ana Paula Albuquerque, Carlinhos Cor das Águas, Cris D’Ávila, Fábio Sacramento, Ione Papas, Ivana Gaya, Laurinha Arantes, Luíza Brito, Luísa Meira com o grupo As Fuxiqueiras e Pedro de Rosa Morais (que também será apresentador do evento), além dos músicos: Ivan Bastos (baixo), que assina a direção musical e arranjos, Tomaz Loureiro (baixo e guitarra), Luiz Asa Branca (violão), Papa Mel (bateria), Ricardo Carvalho (percussão), Pedro Dias (teclados), Luciano Chaves (saxes e flautas) e Washington Oliveira (cavaquinho).

O TELMA é uma instituição sem fins lucrativos, que é mantida com recursos próprios, sem nenhum aporte municipal, estadual ou federal, e mantém a creche Lar Stella Tarquínio de Souza. O evento, além de comemorar os 35 anos de fundação da casa, é destinado a angariar recursos para atividades que desenvolve nos campos social, educacional e cultural.

SERVIÇO:

5º Show de Músicas Mediúnicas “Pra Quem Tem Ouvidos de Ouvir”

Local: Teatro Espírita Leopoldo Machado (Telma)
Data do Show: 27/10/2019
Horário: 20 horas
Rua da Boa Viagem, 8, Boa Viagem, Salvador – BA (Próximo ao Forte do Monte Serrat)
Ingressos: R$ 50,00
(Vendas antecipadas no local às Segundas e Quintas, das 20 às 21h, e aos Domingos, das 09 às 10h)