O Instituto de Divulgação Espírita da Bahia – Ideba, instituição sem fins lucrativos, fundada em 21 de maio de 1991, com objetivos específicos de estudar e pesquisar o Espiritismo, tem como finalidades:
- Divulgar o Espiritismo utilizando as mais diversas formas de comunicação;
- Estudar e pesquisar a Doutrina Espírita em todos os seus aspectos, alicerçando-se nas obras fundamentais codificadas por Allan Kardec;
- Cooperar com instituições espíritas e não espíritas para disseminação dos princípios básicos do Espiritismo;
- Empreender projetos sócioeducacionais que visem o desenvolvimento integral do Homem.
O instituto executa projetos que abrangem desde a assistência espiritual até o estudo em grupo, da realização de eventos à realização de pesquisas, tanto no campo social quanto espiritual.
O IDEBA dispõe de um corpo social com a seguinte composição:
- Associados Fundadores – os que assinaram a ata de Assembleia Geral de Fundação;
- Associados Efetivos – os fundadores e os posteriormente admitidos que contribuam mensalmente para a manutenção da Instituição;
Desde sua fundação até os dias atuais foram realizados diversos cursos, criados grupos de estudos, realizados vários eventos, sendo o principal deles o Fórum Baiano de Espiritismo – Fobe, este de âmbito estadual, e pesquisas das quais destaca-se o Perfil das Instituições Espíritas da Bahia, publicada em junho de 1997. Trata-se de um trabalho científico que veio suprir a necessidade de se ter uma fonte de informações sobre a dinâmica do Movimento Espírita Baiano.
Missão / Valores
Missão do Ideba
Difundir os ideais espíritas na sociedade.
Valores
- Fé
- Amor
- Justiça
- Caridade
- Solidariedade
- Respeito
- Resignação
- Saber
- Compromisso
- Trabalho
Estrutura Administrativa
A administração do Ideba se dá de forma colegiada. O estatuto define que o poder máximo dentro da instituição é a Assembleia Geral dos associados, que é assessorada por um Conselho Fiscal e pelo Corpo Diretivo, executor das determinações desta, e formado por três coordenações:
- Coordenação administrativo-financeira
- Coordenação de estudos e pesquisas
- Coordenação de divulgação
Assembleia Geral
A Assembleia Geral Ordinária reúne-se anualmente para conhecimento e consequente aprovação ou rejeição do relatório do corpo diretivo e apresentação de projetos para o exercício que se inicia, decidindo os rumos que a instituição deverá seguir.
Conselho Fiscal
Órgão que tem a competência de fiscalizar a parte econômico-financeira da Instituição e seu movimento contábil e patrimonial, bem como dar o parecer sobre as contas do exercício social que devam ser submetidas à aprovação da Assembleia Geral, podendo utilizar-se inclusive de auditoria externa para melhor avaliar os relatórios financeiro e contábil do Instituto.
Coordenação Administrativo-financeira
Compete a esta coordenação dar suporte a todas as demais coordenações, possibilitando que realizem as suas atividades e criando e gerindo ações que permitam a captação de recursos financeiros para o Ideba.
Coordenação de Estudos e Pesquisas
Esta coordenação tem a competência de promover toda a área de estudos e pesquisas, doutrinários e não doutrinários, desenvolvidos pelo instituto, seja no campo teórico ou prático, criando, mantendo e gerindo as atividades vinculadas à mediunidade.
Coordenação de Divulgação
Planeja, executa e avalia planos e ações voltadas à divulgação da doutrina espírita.
Instituto de Divulgação Espírita da Bahia – Ideba